quarta-feira, 18 de junho de 2014

A T U A LI D A D E S

1. Organização política e territorial do Brasil de hoje. 2. A integração do Brasil à economia mundializada. 3.Transformações demográficas recentes e a diversidade cultural da sociedade brasileira. 4. Espaço e sociedade no município do Rio de Janeiro. 5. A relação sociedade-natureza no mundo atual. 6. Características do capitalismo contemporâneo. 7. As relações internacionais e o papel das grandes organizações políticoeconômicas mundiais. 8. Os principais conflitos político-militares em andamento no século XXI 9. Desigualdades socioeconômicas globais. 10. Tecnologia, cotidiano e trabalho na contemporaneidade. 
1. Organização política e territorial do Brasil de hoje.

O Brasil, oficialmente Republica Federativa do Brasil, é uma república federativa presidencialista localizada no continente sul-americano, formada pela união de 26 estados federados, divididos em  5.565  municípios, e por um distirito federal. Faz fronteira a norte com Venezuaela, com a Guiana, como o Suriname e com o departamento ultramarino com a Guiana Francesa; ao sul com o uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. os únicos países sul-americanos que nãi têm uma fronteira comum com o Brasil são Chile e o Equador. O país é banhado pelo oceano Atlântico, ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. Além  do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico, como  Os Penedos de São Pedro e São paulo, Fernando de Noronha ( território estadual de Pernambuco), Trindade e Martin Vaz, no Espírito Santo, e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas ( pertencente ao estado do Rio Grande do Norte).
Com 8.514 876,599 quilômetros quadrados de área, equivalente a 47% do terrotório sul-americano, e com cerca de 190 milhões de habitantes, o país possui a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo. o brasil é o único país falante do prtuguês do continente americano, além de ser  uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, resultado da forte imigração vinda de muitos países.
2. A integração do Brasil à economia mundializada.
A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador, medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto é próximo de 2 trilões de dólares (R$2.817,9 bilões), fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI, (e décima maior economia segundo o Banco Mundial), fazendo-a segunda maior do continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos.
O Brasil é membro de diversas organizações econômicas, como a Mercosul, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Seu número de parceiros comerciais é na ordem das centenas, com 60% das exportações principalmente de produtos manufaturados. Os principais parceiros comerciais do Brasil em 2008 foram Mercosul e America Latina (25,9% do comércio), União Européia (23,4%), Ásia (18,9%), Estados Unidos (14,4%) e outros (17,8%).
Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil foi o país que mais melhorou em competitividade em 2009, ganhando oito posições entre outros países, superando a Rússia pela primeira vez e fechando parcialmente a diferença de competitividade com a Índia e a China.
Importantes passos dados desde a década de 1990 para a sustentabilidade fiscal, bem como as medidas tomadas para liberalizar e abrir a economia, impulsionaram significamente os fundamentos do país em matéria de competitividade, proporcionando um melhor ambiente para o desenvolvimento do setor privado.
Proprietário de um sofisticado setor tecnológico, o Brasil desenvolve projetos que vão desde submarinos a aeronaves e está envolvido na pesquisa espacial: o país possui um centro de lançamento de satélites e foi o único país do Hemisfério Sul a integrar a equipe responsável pela construção da Estação Espacial Internacional(EEI).
É também o pioneiro em muitos outros campos econômicos, incluindo a produção de etanol.
O Brasil, juntamente ao México, tem estado na vanguarda do fenômeno das multinacionais latino-americanas, que, graças à tecnologia superior e organização, têm virado sucesso mundial. Essas multinacionais t~em feito essa transição, investindo maciçamente no exterior, na região e fora dela, e assim realizando uma parcela crescente de suas receitas a nivel internacional.
O Brasil também é pioneiro nos campos da pesquisa de petróleo em águas profundas, de onde 73% de suas reservas são extraídas. De acordo com estatísticas do governo, o Brasil foi o primeiro país capitalista a reunir as dez maiores empresas montadoras de automóvel em seu território nacioanal.
3.Transformações demográficas recentes e a diversidade cultural da sociedade brasileira.
Aguardem novas atualizações!
Bjos, Tânia Cruz.