1. Compreensão de textos contemporâneos. 2. Identificação das características de composição e de função social de diferentes gêneros de texto. 3. O sistema ortográfico do português - emprego de letras. 4. Acentuação gráfica e sinais diacríticos - de acordo com o atual Acordo Ortográfico. 5. Sintaxe de concordância e de regência nominal e verbal; o fenômeno da crase. 6. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto escrito (níveis: morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo). 6.1 Formação de palavras - significado e sentido de morfemas. 6.2 Emprego das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. 6.3 Flexão verbal - valor semântico de tempos e vozes verbais, locuções verbais, tempos compostos e formas nominais do verbo; correlação entre tempos verbais. 6.4 Elipse. 6.5 Colocação de termos na oração. 6.6 Relações de sentido entre orações e segmentos de texto - coordenação e subordinação - conectores que conferem coerência e coesão ao texto. 6.7 Emprego dos sinais de pontuação. 7. Conotação e denotação - figuras de linguagem.
1. Compreensão de textos contemporâneos.
signos ou símbolos. Tal vocábulo corresponde ao grego análysis, que tem o sentido de decompor um todo em suas partes, sem decompor o todo, para compreendê-lo melhor.
Interpretar um texto é penetrá-lo em sua essência, observar qual é a idéia principal, quais os argumentos que comprovam a idéia, como o texto está escrito e outras nuanças. Em suma, procurar interpretar corretamente um texto é ampliar seus horizontes existenciais.
Saber ler corretamente
Ler adequadamente é mais do que ser capaz de decodificar as palavras ou combinações linearmente ordenadas em sentenças. O interessado deve aprender a “enxergar” todo o contexto denotativo e conotativo.
É preciso compreender o assunto principal, suas causas e conseqüências, críticas, argumentações, polissemias, ambiguidades, ironias, etc.
Ler adequadamente é sempre resultado da consideração de dois tipos de fatores: os propriamente lingüísticos e os contextuais ou situacionais, que podem ser de natureza bastante variada. Bom leitor, portanto, é aquele capaz de integrar estes dois tipos de fatores.
2. Identificação das características de composição e de função social de diferentes gêneros de texto.
Erros de LeituraExtrapolar
Trata-se de um erro muito comum. Ocorre quando saímos do contexto, acrescentando-lhe idéias que não estão presentes no texto. A interpretação fica comprometida, pois passamos a criar sobre aquilo que foi lido. Freqüentemente, relacionamos fatos que conhecemos, mas que eram realidade em outros contextos e não naquele que está sendo analisado.
Reduzir
Trata-se de um erro oposto à extrapolação. Ocorre quando damos atenção apenas a uma parte ou aspecto do texto, esquecendo a totalidade do contexto. Privilegiamos, desse modo, apenas um fato ou uma relação que podem ser verdadeiros, porém insuficientes se levarmos em consideração o conjunto das ideias.
Contradizer
É o mais comum dos erros. Ocorre quando chegamos a uma conclusão que se opõe ao texto. Associamos ideias que, embora no texto, não se relacionam entre si.
Defeitos do Texto
Barbarismo
Consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Eles acontecem:
1.na grafia: analizar por analisar;
2.na pronúncia: rúbrica por rubrica;
3.na morfologia: deteu por deteve;
4.na semântica: o iminente jurista por o eminente jurista
5.os estrangeirismos: quando usados desnecessariamente.
Solecismo
Qualquer erro de construção sintática.
1. de concordância: Fazem anos que não o vejo;
2. de regência: Esqueceram de mim;
3. de colocação pronominal: Não amo-te.
Arcaísmo
Emprego de palavras ou construções antigas, que já caíram em desuso.
Preciosismo
Exagero na linguagem, em prejuízo da naturalidade e clareza da frase.
Cacofonia
Qualquer seqüência silábica que provoque som desagradável.
Vou-me já!
Polícia Federal confisca gado no Paraná.
Ambigüidade ou Anfibologia
Duplo sentido decorrente de construção defeituosa da frase.
O cachorro do meu vizinho morreu.
Redundância, Pleonasmo Vicioso ou Tautologia
Repetição desnecessária de informação.
Ele detém o monopólio exclusivo dos refrigerantes.
Todos foram unânimes.
Interpretando o conteúdo do texto
Idéias explícitas e implícitas
Alguns textos apresentam suas idéias de forma direta e objetiva, permitindo interpretação rápida por parte do leitor. Outros expõem suas idéias de forma indireta e subjetiva, exigindo maior atenção do receptor.
Texto com idéia explícita
Os textos apresentam suas idéias de forma direta e objetiva, permitindo interpretação rápida por parte do leitor.
Exemplo:
A questão exige do candidato a capacidade de reescrever o texto, observando a manutenção ou não do sentido original.
“Os fatos desta vez deram razão a Monteiro Lobato.”; a(s) forma(s) INADEQUADA(S) de reescrever-se esse mesmo período, mantendo-se o sentido original, é(são):
I -A Monteiro Lobato foi dada razão pelos fatos, desta vez;
II- A Monteiro Lobato deram razão, desta vez, os fatos;
I - A Monteiro Lobato, foi-lhe dada razão pelos fatos, desta vez.
(A) nenhuma (B) III (C) I-III (D) II (E) II-III
Gabarito: A
Texto com idéia implícita
No texto implícito, as idéias são expostas de forma indireta e subjetiva, exigindo maior atenção do receptor.
Exemplo
“No íntimo, estamos inclinados à simplicidade da manjedoura. O mal-estar decorre do fato de nos sentirmos mais próximos dos salões de Herodes” Essas frases significam que:
a)a manjedoura simboliza a simplicidade do Menino-Deus;
b)somos atraídos pelas festas dos “salões de Herodes”;
c) a simplicidade da manjedoura vale mais que o luxo dos “salões de Herodes”;
d)no Natal acabamos por contrariar nossos sentimentos mais profundos;
e)entre a simplicidade e o luxo, a nossa tendência é escolher o luxo.
Gabarito:D
Assuntos relacionados à interpretação de um texto
Denotação/Conotação
Sentido denotativo é o uso da palavra em seu aspecto real.
Exemplo: O moça está usando uma jóia muito preciosa.
Sentido conotativo é o uso da palavra em seu aspecto figurado.
Exemplo: Aquela moça é jóia.
Informe se nas frases abaixo as palavras destacadas estão empregadas em sentido denotativo ou conotativo.
a) Nas ruas, as pessoas andavam apressadas.
b) As ruas eram cheias de pernas apressadas.
c)Temos amargas lembranças daquele período de autoritarismo político.
d)Era uma pessoa de expressão dura e coração mole.
e)Os galhos da imensa árvore sustentavam os frutos maduros.
f)Os galhos namoravam os frutos maduros que sustentavam.
Gabarito:
a - denotativo
b - conotativo
c - conotativo
d - conotativo
e – denotativo
Assuntos relacionados à interpretação de um texto
Coerência
O texto coerente é lógico e organizado em suas idéias. É importante não confundir coerência e relação semântica com o texto. Algumas vezes, surgem questões reescrevendo o texto alterando o sentido sem necessariamente quebrar a lógica da idéia.
Coesão
A coesão é assunto bem abrangente. Em concurso, observamos sua relação com termos, expressões ou idéias, que podem estar antes ou após o elemento coesivo.
Paráfrase
Paráfrase é reescrever o texto sem alterar a idéia do que foi escrito originalmente. É comum em provas de várias organizadoras aparecer também com o nome de “relações semânticas”.
Observe:
O povo lusitano foi bastante satirizado por Gil Vicente.
Utilizou-se a expressão "povo lusitano" para substituir "os portugueses". Esse rodeio de palavras que
substituiu um nome comum ou próprio chama-se perífrase.
Perífrase é a substituição de um nome comum ou próprio por um expressão que a caracterize. Nada mais é do que um circunlóquio, isto é, um rodeio de palavras.
Outros exemplos:
astro rei (Sol) | última flor do Lácio (língua portuguesa) | Cidade-Luz (Paris) Rainha da Borborema (Campina Grande) | Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro)
Observação: existe também um tipo especial de perífrase que se refere somente a pessoas. Tal figura de estilo é chamada de antonomásia e baseia-se nas qualidades ou ações notórias do indivíduo ou da entidade a que a expressão se refere.
Exemplos:
A rainha do mar (Iemanjá)
O poeta dos escravos (Castro Alves)
O criador do teatro português (Gil Vicente)
Síntese
A síntese de texto é um tipo especial de composição que consiste em reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Desse modo, só devem ser aproveitadas as idéias essenciais, dispensando-se tudo o que for secundário.
Relações sintáticas
Este assunto relaciona-se com a correção gramatical em todos os seus aspectos. Em algumas questões, observamos que a banca sugere alguma mudança de ordem na construção, inclusão ou retirada de algum termo, perguntando sobre um possível erro gramatical. É importante perceber se o comando da questão solicita apenas compreensão gramatical ou também alteração de sentido.
Estilística
A estilística preocupa-se com a correção gramatical, clareza, objetividade e elegância.
O período cuja redação está inteiramente clara e correta é:
(A) Um humorista já lembrou que na democracia os cidadãos a vêem como um regime no qual não se nega a ninguém o direito de concordar com eles.
(B) De acordo com um humorista, muitos democratas aplaudem esse regime porque julgam que, nele, todos têm o direito de concordar consigo.
(C) A democracia (segundo um humorista) é o regime no qual cada cidadão não nega a ninguém o direito de com ele concordar.
(D) Disse um humorista que muitos definem a democracia como o regime que se preserva o direito de todos os cidadãos com eles concordarem.
(E) A democracia definiu um humorista é aquele regime que as pessoas não negam o direito do próximo, que é o de concordarem com elas.
Gabarito: C
Vocabulário
Trabalha-se neste assunto a capacidade de compreensão de termos ou expressões no contexto apresentado na prova. Alguns itens sugerem troca de um termo; outros, o sentido contrário; outros ainda apenas o sentido da palavra.
Dicas para uma boa interpletação de textos.Assista ao vídeo!
Aguardem novas atualizações!
Bjos, Tânia Cruz
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